Peças de motor fabricadas pela Pratt & Whitney com a tecnologia de fabricação aditiva

Peças de motor fabricadas pela Pratt & Whitney com a tecnologia de fabricação aditiva

Nas últimas décadas a tecnologia de fabricação aditiva e impressão 3D evoluíram consideravelmente, passando de técnicas milionárias, com máquinas gigantescas, a equipamentos que podem ser comprados por menos de mil euros na Europa e utilizados para fins caseiros.

Fabricação aditiva é o processo de criar objetos sólidos tridimensionais a partir de modelos digitais, enquanto a impressão 3D é quando um objeto é criado pela sobreposição de diversas camadas de material.

 

A possibilidade de produção de peças em baixo volume e com custo reduzido por meio destas técnicas são um grande atrativo para empresas de todas as frentes, porém há uma indústria importante e interessada nesta tecnologia: a de aviação.

A fabricante de motores Pratt & Whitney está utilizando técnicas de fabricação aditiva para fazer componentes de motor, com o objetivo de criar motores menores, mais eficientes e econômicos. Já as grandes fabricantes de aeronaves, como Boeing e Airbus já utilizam a impressão 3D para na fabricação de peças em seus modelos B787 Dreamliner e A350.

Com a chegada destas novas tecnologias a indústria de MRO deve ser impactada. O Workshop de MRO do Wings of Change Brazil dispõe de um painel específico para discutir como as novas tecnologias que contribuirão com o desenvolvimento do setor.

Além deste tema, o workshop também busca fomentar o debate sobre a eficiência do setor de MRO, em relação aos serviços prestados e satisfação do cliente; processos essenciais necessários para a prestação do serviço no tempo e o melhor preço; e as estratégias de gestão de sucesso na América Latina e os desafios e soluções para armazenamento, financiamento, estoque e regulação.

O Workshop de MRO acontece no dia 30 de março de 2017 no período da tarde como parte da programação do Wings of Change Brazil, evento simultâneo do IBAS – International Brazil Air Show.