foto_alex-covarrubias

ALEX COVARRUBIAS – SITA

É responsável pelas operações comerciais da SITA nos setores de aeroportos e governos para a América Latina, garantindo a consolidação e o crescimento sustentável dos nossos parceiros na região. Conta com uma vasta experiencia em desenvolvimento e entrega de soluções complexas para clientes na indústria do transporte aéreo. É formado em Ciências da Engenharia e Engenharia Civil Eletrônica pela Universidade Católica de Valparaíso no Chile.


“alex-de-gunten”

ALEX DE GUNTEN – HEICO

Alex de Gunten é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da HEICO Aerospace Corporation e Assessor da Diretoria Executiva da ALTA. Foi Diretor Executivo da ALTA e VP Internacional da LanChile.
Alex também é membro do prestigiado grupo de jurados do Airline Business Airline Strategy Awards e um palestrante frequente em eventos de aviação comercial.


foto_alex-krell

ALEX KRELL – CONSULADO GERAL DO CANADÁ

Alex Krell é Trade Commissioner responsável pelos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança no Consulado Geral do Canadá em São Paulo desde 2009. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Comércio Internacional, ocupou posições de liderança em empresas multinacionais de tecnologia e manufatura, além de cargos executivos em associações setoriais e na Câmara de Comércio Brasil-Canadá.


“alexandre_villeroy”

ALEXANDRE VILLEROY – RIOGALEÃO

Alexandre Villeroy é formado em administração de empresas pela PUC-RS, tem especialização em marketing pela ESPM, MBA Empresarial na Fundação DOM Cabral e cursou Executive Program em Marketing de Inovação Tecnológica pela Harvard Business School.  Com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia de Informação, hoje é o responsável pela área de Tecnologia de Informação do RIOgaleão.


“Alan-Advíncula-Veras”

ALAN ADVÍNCULA VERAS – AEROPORTO RIOGALEÃO

Mestre em Safety pelo ITA, Graduado em Comunicação, trabalha a 13 anos na área operações aeroportuárias. Foi Gerente de Operações no Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife), Gerente de Safety no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde atualmente exerce a função de Gerente de Operações. Participou de vários eventos como palestrante de Safety e Operações Aeroportuárias.


foto_andre-cruz_225x300

ANDRÉ GONÇALVES DE CRUZ – GOL LINHAS AÉREAS

Possui formação em Engenharia Elétrica pela Universidade UNICSUL, pós-graduação em Gerenciamento de Manutenção pela FEI-IECAT e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
Atualmente, ocupa a posição de Diretor de Ativos na GOL, possuindo 19 anos de experiência na Aviação no Brasil, tendo trabalhado na Boeing, Embraer e Transbrasil.


Foto_Augusto Macedo dos Santos

AUGUSTO DE MACEDO SANTOS – ROCKWELL COLLINS

É o diretor geral da área de vendas para Aeroportos da Rockwell Collins’ ARINC para a América Latina. Já ocupou várias posições de liderança em empresas como a SITA, NCR e empresas de Telecomunicações, nas áreas de Vendas, pré-vendas, Gestão de Projetos e Gestão de Produtos. Tem MBA em Estratégia e Finanças Corporativas peal Emory University – EUA, mestrado em Admininstração pela Fundação Getúlio Vargas e diploma em Engenharia de Telecomunicações Universidade da Califórnia, Berkeley e é Engenheiro Eletrônico pela UFBA e possui outras certificações do setor.


foto_aurea-nardelli

AUREA NARDELLI – RSB (ROUNDTABLE ON SUSTAINABLE BIOMATERIALS)

Mestre e doutora em Ciência Florestal, possui 20 anos de experiência na área de sustentabilidade. Durante 8 anos, atuou como especialista e revisora técnica internacional do Programa SGS Climate Change e no desenvolvimento de padrões de sustentabilidade para biocombustíveis. Desde 2013 integra o Secretariado da RSB, assumindo recentemente a Gerência de Certificação da RSB em nível global.


“adalberto-febeliano”

ADALBERTO FEBELIANO – MODERNLOGISTICS

Engenheiro, passou pela Mesbla Aviação, Líder Aviação, GE Celma, Azul Linhas Aéreas e foi o principal executivo da ABAG. Pós-graduado em administração, e Mestre em Engenharia de Produção, Febeliano é Professor licenciado de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo na Universidade Anhembi Morumbi. Juntou-se à Modern Logistics S/A no início do projeto.


foto_BRIGADEIRO-DO-AR-LUIZ-RICARDO-DE-SOUZA-NASCIMENTO

BRIGADEIRO DO AR LUIZ RICARDO DE SOUZA NASCIMENTO – DECEA

Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento ingressou na FAB em 1981. Realizou todos os cursos de carreira, Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional OACI/Montreal e MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos-Gestão de Processos, UFF. Funções: Comissionado Brasileiro na CNA da OACI/Montreal; Comandante do CINDACTA II; Adjunto do Subdepartamento de Operações do DECEA. Atualmente Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.


carey-fagan” width=

CAREY FAGAN – FAA

Carey J. Fagan é Diretora Executiva de Assuntos Internacionais da FAA. Desde 2010 ela supervisiona os escritórios internacionais da Europa, Oriente Médio, África, Ásia e América Latina. Formada em Finanças pela Universidade da Geórgia, Fagan traz consigo mais de vinte anos de experiência no governo federal, sendo quinze destes, na área internacional.


foto_carlos-cirilo

CARLOS CIRILO – IATA

É o Diretor regional de Operações de Voo e Segurança nas Américas da IATA. Sua principal responsabilidade é gerenciar as atividades na América do Norte, Central e do Sul, para melhorar, promover e implantar as políticas e iniciativas de segurança, operações e infraestrutura da IATA. O Sr. Carlos Cirilo foi Comissário de Navegação Aérea na ICAO e possui mais de 25 anos de experiência de gerência e desenvolvimento de projetos técnicos e operacionais de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, telecomunicações e implementação de tecnologias de satélite. Possui patente de Coronel na Força Aérea Brasileira e um MBA em telecomunicações, além de especializações em engenharia de telecomunicações e Análise de Sistemas.


“carlos_ebner”

CARLOS EBNER – IATA

Carlos Ebner é formado em administração de empresas pela Faculdade Cândido Mendes e possui MBA em finanças pelo IBMEC-Rio. Entre outros cargos, já foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Cia Vale do Rio Doce S/A e Presidente da Docenave Navegação, além de Presidente da OceanAir Linhas Aéreas. Atualmente exerce o cargo de Diretor da IATA para o Brasil.


foto_carlos-ozores

CARLOS OZORES – ICF

Carlos Ozores tem mais de 15 anos de experiência em planejamento de negócios no setor de aviação. Ele assessora a companhias aéreas e operadores de aeroportos com planejamento estratégico. Carlos traz uma ampla exposição à aviação, e oferece aos clientes uma perspectiva global para resolver problemas locais, graças à extensa experiência de trabalho em todas as regiões do mundo.


CARLOS SCHMID GONÇALVES – GRU AIRPOT

Carlos Schmid Gonçalves é bacharel em Ciências Aeronáuticas, Militar na Academia da Força Aérea e também bacharel em Administração de Empresas na AIEC de Brasília. É piloto de Linha Aérea; Gerenciamento AVSEC e SGSO – Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional.
Atualmente é Gerente da Segurança Operacional (SAFETY) do Aeroporto de Guarulhos.


Cesar-Souto-Pereira

CESAR SOUTO PEREIRA – EMBRAER

Cesar Souto Pereira é o Diretor de Consultoria da Embraer Aviação Comercial, responsável por fornecer serviços especializados para moldar o planejamento e as estratégias das companhias aéreas. Ele trabalha na Embraer há 14 anos e possui bacharelado em Engenharia Civil, Mestrado em Aeronáutica e MBA em Gestão Empresarial.


“CHAITAN_JAIN”

CHAITAN JAIN – IATA

Chaitan Jain é atualmente Diretor Assistente de Assuntos Externos da IATA. Antes disso, supervisionou as comunicações internas e externas do programa Simplifying the Business e as Operações BSP da IATA. Chaitan é mestre em Direito e Diplomacia pela Fletcher School da Tufts University.


0Foto_Clarissa-Costa-nova

CLARISSA BARROS – ANAC

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, do Ministério do Planejamento (2006). Mestrado em Economia do Setor Público, pela Universidade de Brasília – UnB (em curso), graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB. Foi Chefe da Assessoria da Presidência da ANAC (2011/2015); Diretora de Regulação e Concorrência da Aviação Civil, na Secretaria de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil/PR (2011); Gerente Técnica de Tarifas Aeroportuárias, da Superintendência de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado/ANAC (2010/2011); Assessora da Diretoria de Regulação Econômica/ANAC (2009/2010); Assessora da Diretoria de Relações Internacionais/ANAC (2008/2009) e Coordenadora da Divisão de Estudos de Aviação Civil, do Departamento de Política de Aviação Civil, na Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa (2007/2008).


comte-antonio-jose-e-silva” width=

COMANDANTE ANTÔNIO JOSÉ E SILVA – OAB-RJ

Comandante Antônio José e Silva é advogado, especialista em direito aeronáutico, consultor no segmento aéreo e atual Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico e Aeroportuário da OAB-RJ. Com 27 anos de experiência na aviação civil, ele é pós-graduado em segurança de voo pelo ITA e em responsabilidade civil pela UNESA-RJ.


Cristiane-Seco

CRISTIANE LUSTOSA SECCO – ALBUQUERQUE MELO ADVOGADOS

É advogada com mais de 20 anos de experiência assessorando empresas aéreas, empresas de manutenção aeronáutica, fabricantes de aeronaves, motores, partes e peças, empresas de leasing e seguradoras, em contratos e negociações internacionais relacionadas ao mercado aeronáutico na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Após larga experiência In-house como gestora de departamentos jurídicos e como advogada especialista em bancas internacionais, é hoje a Sócia responsável pela área corporativa do escritório de advocacia Albuquerque Melo Advogados, gerenciando as equipes de contratos e societário, tributário e propriedade intelectual.


DANILO DIAS – SMITHS DETECTION BRASIL

DANILO DIAS é CEO da Smiths Detection Brasil desde julho de 2011, sendo responsável pelo início da empresa no país. Atuou como vice presidente da SITA das unidades de negócios de Aeroportos e Comunicações para América Latina & Caribe, Managing Partner da A2Z Marketing & Consulting. Também atuou em cargos executivos na Shell Brasil, Exxon-Mobil, Ambev, Orange Business Services. O Sr. Danilo possui Certificação Executiva em Gestão, Liderança e Inovação pelo MIT – Sloan School of Management, engenheiro de Telecomunicações pela UFF, MBA em Finanças pela COPPEAD, e pós-graduado em marketing, administração e TI, respectivamente da FGV, IBMEC e PUC. Se especializou Estratégia e Aquisições e Fusões na Escola de Negócios Stephen M. Ross, na Universidade de Michigan.


foto_dario_lopes

DARIO RAIS LOPES – SAC

Executivo sênior com mais de 35 anos de experiência na área de transportes, exerceu diversos cargos públicos, como Superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo e Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo. Foi Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana e, atualmente, ocupa o cargo de Assessor Especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.


“darrin_morgan”

DARRIN MORGAN – BOEING

Darrin Morgan é o líder de desenvolvimento e execução de estratégias do Programa de Combustíveis de Aviação Sustentável da Boeing Commercial Airplanes. Ele é co-fundador do Grupo de Usuários de Combustível de Aviação Sustentável, cujos membros respondem por mais de 30 por cento da demanda global de combustível de jato, bem como do Consórcio de Pesquisa de Bioenergia Sustentável.


foto_donizete-tokarski

DONIZETE TOKARSKI – UBRABIO

Engenheiro Agrônomo (UFG); especialização pela FAO Madrid/Espanha. É Sócio da Linker Consultores; Presidente da ECODATA; Superintendente da UBRABIO. Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Justiça e Agricultura; Secretário de Estado de Goiás junto à União; Assessor Técnico do Senado Federal; Diretor do INCRA; Diretor Técnico e Executivo da Emater-DF; Membro do CONAMA e CNRH.


foto_douglas-reboucas

DOUGLAS REBOUÇAS ALMEIDA – ANEAA

Douglas Rebouças é formado em Administração/PUC-GO e possui MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Marketing/ESPM. Participou do modelo de implantação e transferência operacional do GRUAirport e atualmente é Diretor Executivo da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos – ANEAA.


foto_eduardo-sanovicz

EDUARDO SANOVICZ – ABEAR

Eduardo Sanovicz é presidente da ABEAR e Professor Doutor do Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – Universidade de São Paulo. Atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de Marketing e Turismo. Graduado em História, é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi entre 2007 e 2010 Diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Entre 2001 e 2007 foi Vice Presidente da ICCA – International Congress & Convention Association. De janeiro de 2003 a agosto de 2006, foi presidente da Embratur, tendo sido responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. Entre janeiro de 2001 e janeiro de 2003, foi Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e, entre abril de 1997 e dezembro de 2000, Diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Foi Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos, entre 1993 e 1996.


ELBSON QUADROS – SITA

Elbson Quadros é Vice Presidente da SITA para a América Latina – empresa líder mundial em soluções de TI e comunicações para a indústria de transporte aéreo. O executivo é responsável pela estratégia e resultados da empresa nos mais de 20 países da região e lidera a área de vendas e relacionamento com clientes e parceiros. Com mais de 20 anos de experiência, Elbson tem passagens pelas empresas IBM, Sabre, Atech (Grupo Embraer) e Indra. Sua experiência inclui Direção Executiva, Gestão Estratégica em TI, Vendas, Desenvolvimento de Negócios e Inovação. Elbson possui MBA pela Universidade do Texas – Estados Unidos, Mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa.


“evanicio_costa”

EVANICIO COSTA – BOEING

Evanicio Costa, Engenheiro Civil da Universidade Estadual de Utah, possui extensa experiência em engenharia de transporte, planejamento, construção e gerenciamento de projetos no setor de aviação comercial. Atualmente, lidera um grupo de engenheiros aeroportuários da Boeing, realizando análise de compatibilidade aeroporto-avião, desenvolvimento de produtos, avaliação de pavimentos e operações aeroportuárias.


foto_everton-lucero

EVERTON LUCERO – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

É Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Diplomata de carreira desde 1992, serviu nas Embaixadas do Brasil em Singapura, Viena e Washington, chefiou a Assessoria Internacional do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, atuou como ponto focal da UNFCCC e integrou a equipe negociadora brasileira do Acordo de Paris.


foto_fabio_campos

FABIO CAMPOS – EMBRY-RIDDLE

Fabio Campos é Diretor Executivo da Embry-Riddle Aeronautical University para a América do Sul e Central. Seu trabalho concentra-se em apoiar a indústria da aviação com os principais recursos de educação, pesquisa e desenvolvimento. Campos se formou em Ciências Aeronáuticas na PUC-RS e fez mestrado em Aeronáutica com foco em Aviação e Gestão Aeroespacial e Segurança na Embry-Riddle.


FABIO RABBANI – ANAC

Especialista em Regulação da ANAC (2010), é superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência desde 08/11/2011. Pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, atuou como Diretor de Gestão Aeroportuária (2011). Foi Gerente Técnico de Facilitação e Nível de Serviço na ANAC (2010/2011) e atuou na Diretoria de Infraestrutura de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa (2007/2009). Como Diretor na Secretaria de Estado de Transportes e Integração Metropolitana, participou do planejamento e estabelecimento de diretrizes para o transporte intermunicipal de Sergipe (2007). Como Coordenador de Estudos e Projetos na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (2004/2007), trabalhou na área de engenharia de tráfego. Mestre em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT (2004) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2001).


felipe-bonsenso” width=

FELIPE BONSENSO VENEZIANO – PINHEIRO NETO ADVOGADOS

Felipe Bonsenso Veneziano é advogado, Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo e especialista em Direito Aeronáutico. Reconhecido pelos guias “Who’s Who Legal”, “Chambers & Partners” e “The Legal 500” nas áreas de transporte e aviação. Foi o primeiro latino-americano reconhecido como “Rising Star” pela publicação “Airfinance Journal”. É também Diretor do MAC Protocol Working Group.


“fernando-hermoza”

FERNANDO HERMOZA HÜBNER – ICAO

ernando Hermoza Hübner é Oficial Regional de Gestão de Tráfego Aéreo / Busca e Salvamento do Escritório SAM da ICAO. É controlador de tráfego aéreo, com estudos em engenharia eletrônica, pela UNMSM, Peru e possui ampla experiência como controlador de tráfego aéreo na CORPAC, inspetor na ANS e coordenador técnico na DGAC, Peru.


foto_filipe-dos-reis

FILIPE REIS – IATA

Atualmente é Diretor Regional de APCS das Américas na IATA. Entre seus objetivos estão a promoção das pautas do setor de Passageiros e Cargas da IATA, o que inclui projetos para a revolução a experiência de viagem para o passageiro e a eliminação de burocracia no setor de Cargas com a implementação de e-frete. Na parte de aeroportos, Filipe coordena as iniciativas da IATA de melhoria de segurança e facilidades, como expansões aeroportuárias e modernização. Por ultimo, Filipe lidera as relações da IATA com aeroportos e órgãos reguladores para o desenvolvimento de novas regulamentações e taxas.
Filipe entrou na IATA em 2003 como Gerente Brasil, graduado em Economia e com mestrado concluído em Administração na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, em 2010.


foto_franklin-hoyer

FRANKLIN NOGUEIRA HOYER – OACI

É Oficial da Reserva da Força Aérea Brasileira. Possui pós graduação em Altos Estudos de Política e Estratégia na ESG. Representa o Brasil em eventos da OACI, UIT, CITEL, OEA e em negociações bilaterais de Acordos de Serviços Aéreos. Foi Representante Alterno do Brasil no Conselho permanente e membro do Brasil no Painel de Comunicações Móveis (AMCP). Assumiu o cargo de Gerente Geral e, posteriormente, o de Superintendente de R.I. da ANAC, de onde saiu para ocupar o atual cargo, em 2009.


foto_frederico-pedreira

FREDERICO PEDREIRA – AVIANCA

É presidente da Avianca Brasil, onde atua há seis anos, tendo exercido anteriormente o cargo de vice-presidente executivo. Formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pela SUPAERO (França), possui mestrado em Administração pelo INSEAD (França e Cingapura). O executivo acumula mais de dez anos de experiência em aviação comercial, com passagens também pelas áreas financeira, de estratégia e projetos dos grupos Avianca Holdings (Colômbia) e TACA Holdings (El Salvador).


GUILHERME AFONSO – SAC (SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL)

Graduado em engenharia elétrica pela UnB, tem especialização em engenharia de software pela Unicamp e mestrado em engenharia mecânica e aeronáutica pelo ITA. Há 14 anos no setor de aviação, tendo passado pela EMBRAER, ANAC e atualmente na SAC/PR, onde ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Gestão Aeroportuária.


gustavo-figueiredo

GUSTAVO FIGUEIREDO – GRU AIRPORT

Engenheiro Civil, formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com Mestrado em Engenharia de Produção pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e MBA em Logística pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, COPPEAD, UFRJ. Em 2011, ingressou no grupo Invepar para atuar no desenvolvimento de novos negócios. Durante sua atuação no grupo, participou ativamente da construção do projeto vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, da elaboração do Plano Mestre e da construção do Terminal 3. Desde fevereiro de 2016, é Presidente do GRU Airport.  Figueiredo atuou também em empresas como Nimbi e Wilson Sons.


“jane-hupe”

JANE HUPE – ICAO

Jane Hupe é a Diretora da ICAO responsável pelo programa ambiental da Organização. Suas responsabilidades incluem a direção das atividades ambientais da ICAO e a atuação como Secretária do Comitê de Proteção Ambiental na Aviação (CAEP) da ICAO. A Sra. Hupe é Mestre em Aviação pela ENAC e possui muitos outros cursos de pós-graduação, inclusive em auditoria ambiental.


foto_jonathan-berger

JONATHAN BERGER – ICI INTERNATIONAL

Conselheiro Aerospace & MRO, traz mais de 25 anos de experiência na indústria da aviação para o engajamento de seus clientes. Antes de se juntar ao ICF em 2005, o Sr. Berger passou 14 anos trabalhando para a Delta Airlines, em posições de Operações, Engenharia, Planejamento Estratégico e Qualidade. Em sua última função, o senhor Berger estava em paris, na França, como Gerente Geral – Europa, África e Oriente Médio para a Delta TechOps, onde era responsável para o desenvolvimento das vendas de MRO e estratégias de marketing. O Sr. Berger é graduado pela Georgia Institute of Technology.


JOHN R. WATRET – EMBRY-RIDDLE AERONAUTICAL UNIVERSITY

O Dr. John R. Watret é o chanceler da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle em todo o mundo, supervisionando 125 campus nos EUA, Europa, Ásia e América do Sul. Piloto privado licenciado, ele é Ph.D. e Mestre em Matemática, ambos da Texas A & M University, além de bacharel com honras da Heriot-Watt University, em Edimburgo, na Escócia.


foto_jorge-leal

JORGE LEAL – ABRASET

Engenheiro de Aeronáutica, com Atestado de Estudos Aprofundados do Instituto de Matemática Aplicada de Grenoble, e Doutor em Engenharia pela USP, Jorge Eduardo Leal Medeiros foi Diretor Adjunto da VARIG, Diretor da VASP, Chefe de Gabinete da Presidência da ANAC, entre outros. Hoje é Diretor Presidente da ABRASET, além de professor, consultor e piloto privado.


foto_jose-efromovich

JOSE EFROMOVICH – AVIANCA BRASIL

Engenheiro, graduado pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1976. Desde 1977, está envolvido em negócios nas áreas de Energia, Exploração e Produção de Petróleo, Diagnósticos Médicos, e Aeronáutica. Tal experiência gerou o Grupo Synergy, do qual é acionista e membro do Conselho de Administração, que engloba todos esses ramos de atividades, contando, hoje, com mais de trinta mil colaboradores no Brasil, EUA e América Latina. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Avianca Holdings e Presidente do Conselho da Avianca Brasil.


foto_jose-ricardo-botelho

JOSÉ RICARDO BOTELHO – ANAC

Foi nomeado como diretor-presidente em 2016, com mandato até 2020. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Pós Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Jorge Amado e em Gestão da Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia. Atuou como Assessor do Ministro da Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Logo depois foi Chefe de Gabinete e Coordenador-Geral de Polícia Criminal Internacional. Atuou como Secretário Nacional de Segurança para Grandes Eventos (Ministério da Justiça), com a responsabilidade de elaborar o plano de segurança e orçamentário do Brasil para os grandes eventos. Teve participação direta nas alterações do texto da Convenção de Tóquio. Possui menção honrosa do Governo Japonês, além de reconhecimento por outstanding partineship da DEA e NCIS.


foto_Juliano-Noman

JULIANO NOMAN – ANAC

É economista, formado pela Universidade de Brasília. Servidor público de carreira da ANAC, foi Gerente de Acompanhamento de Mercado, Superintendente de Regulação Econômica dessa Autarquia, Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR, Secretário de Navegação Aérea Civil da Presidência da República, Secretário de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR. Atualmente integra a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.


julio-pereira

JULIO PEREIRA – IATA

Julio Pereira é Diretor Assistente para Segurança Operacional e Operações de Voo na IATA São Paulo, possui Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela UFRJ. Foi Controlador de tráfego Aéreo e Especialista em Gerenciamento de Tráfego Aéreo no DECEA por 30 anos e Oficial ATM/SAR no Escritório Sul-Americano da OACI, em Lima, Peru, em 2014/2015.


“julio_talon”

JULIO TALON – GE AVIATION

Julio Talon é formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis e possui MBA em Administração de Empresas pela FGV. Desde 1997, ocupou vários cargos de liderança na GE Celma, como Chefe do programa Six Sigma e Gerente de Operações, cargo que ocupou até 2010, quando foi nomeado Gerente Geral.


“kenneth-witcher”

KENNETH WITCHER – EMBRY-RIDDLE AERONAUTICAL UNIVERSITY

O Dr. Ken Witcher serviu a força aérea de Estados Unidos por 20 anos e foi membro do painel de seleção do local de teste de Nevada UAS. Ele também atuou como Presidente do Conselho do Setor Aeroespacial e de Defesa de Nevada. Atualmente, Ken é o reitor da Faculdade de Aeronáutica, Embry-Riddle Aeronautical University, em todo o mundo.


“luiz_rocha”

LUIZ ROCHA – AEROPOTO RIOGALEÃO

Luiz Rocha foi convidado, em 2014, para o desafio de liderar a operação de um dos aeroportos mais importantes do Brasil, o RIOgaleão, a fim de transformar o aeroporto que foi porta de entrada das Olimpíadas no Brasil. Em sua carreira, também coordenou projetos de construção nos aeroportos de Miami, Abu Dhabi e Tripoli.


“luuk-van-der-wielen”

LUUK A.M. VAN DER WIELEN – UNIVERSITY OF TECHNOLOGY (TUDELFT)

Prof. Prof.dr.ir. Luuk A.M. Van der Wielen é mestre em Engenharia Química pela Twente University – Holanda, e possui PhD (com honras) pela Delft University of Technology (TUD). Atualmente, é Professor Distinto de ‘Biobased Economy’ e Professor Titular do Departamento de Biotecnologia da TUD.


marcelo-safadi” width=

MARCELO SÁFADI – PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Formado em engenharia civil, com pós-graduação em transporte aéreo e aeroportos pelo ITA e diversos MBAs nas áreas de estratégia, economia e negócios, Marcelo Sáfadi ingressou no Parque Tecnológico de São José dos Campos em 2012, como gestor. Atualmente, ele atua como Diretor de Planejamento do Parque.


foto_marcia-ogawa-matsubayashi

MARCIA OGAWA MATSUBAYASHI – DELOITTE

Líder nacional da indústria de Telecomunicações e Líder de Analytics/IoT da Deloitte Brasil, com mais de 30 anos de experiência em Estratégia e Tecnologia. Advisor das principais empresas de Tecnologia e Telecomunicações, desenvolvendo soluções inovadoras e uso estratégico de Analytics/Big Data/IoT. Coordena grupos de pesquisa junto a universidades, empresas de tecnologia e “chief-data-officers” de grandes organizações. Hoje é professora convidada do curso de pós-graduação em IoT/Smart Cities da Escola Politécnica da USP. Graduada em Engenharia Eletrônica pela USP e possui MBA pela FGV.


“marcio_migon”

MÁRCIO MIGON – BNDES

Márcio Migon é graduado em Engenharia Aeroespacial pelo ITA e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Depois de atuar por 7 anos como Inspetor de Aviação Civil, tornou-se diretor de manutenção de linha aérea start up. Atualmente, ocupa o cargo de chefe de departamento da Área de Comércio Exterior voltado para o apoio às vendas externas da Embraer.


foto_michael-huerta

MICHAEL HUERTA – FAA

Michael P. Huerta é, desde 2013, Administrador da FAA, sendo responsável pela segurança e eficiência do maior sistema aeroespacial do mundo.
Formado em ciências políticas com mestrado em relações públicas, Huerta ocupou diversos cargos importantes na área de transportes, incluindo Presidente do Grupo de Soluções de Transporte da ACS.


“michel_adam”

MICHEL ADAM – IATA

O Sr. Michel Adam se juntou à IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) em 2012. Suas responsabilidades incluem o desenvolvimento e disseminação das políticas ambientais da IATA, assim como representar os interesses das companhias aéreas da IATA entre governos e organizações internacionais.


michelle_merkle

MICHELE MERKLE – FAA

Michele Merkle é Diretora do NAS (Sistema Nacional de Espaço Aéreo) de Engenharia e Integração de Sistemas da FAA. Formada em Engenharia Industrial e de Sistemas, com mestrado em Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional, Michelle fornece, há 30 anos, expertise em fatores humanos e engenharia de sistemas no desenvolvimento e avaliação de sistemas de aviação.


Foto_Miguel Dau 

CMTE. MIGUEL DAU – GRU AIRPORT

O Comandante Miguel Dau é o atual Diretor de Operações/COO de GRU Airport. Possui mais de 35 anos de experiência na aviação civil/militar e em logística, Foi Co- fundador e Vice Presidente Técnico Operacional da AZUL LINHAS AÉREAS e Vice-Presidente Operacional e Técnico da VARIG. É Oficial Aviador da reserva da FAB, Piloto de Caça, contando com mais de 14.000 de voo em aeronaves civis e militares.


“mike-benjamin”

MIKE BENJAMIN – OAG

Mike Benjamin é o atual Diretor de Operações da OAG. Ele entrou para a OAG através da aquisição da FlightView e, sob seus oito anos de liderança na FlightView, a empresa avançou em termos de receita, participação de mercado e posição da indústria. Mike tem mais de 30 anos de experiência na construção de produtos, mercados e empresas em uma variedade de campos.


“mubashir-tariq”

MUBASHIR TARIQ – LUFTHANSA SYSTEMS GMBH & CO. KG

Mubashir Tariq possui Mestrado em Administração de Empresas pela Ashridge Business School, e iniciou sua carreira na divisão de TI da Lufthansa como engenheiro de software. Em seu cargo atual, Mubashir atua como gerente de produto no departamento de Desenvolvimento de Negócios e Gestão da Inovação da Lufthansa, com ênfase no desenvolvimento de novos produtos e na geração de modelos de negócios.


foto_oracio-marquez

ORACIO MARQUEZ – IATA

É o Diretor Regional de Relações Externas das Américas e Caribe da IATA. Oracio chega à IATA após passar 23 anos na United Airlines, onde trabalhou na área de operações aeroportuárias e focou em assuntos internacionais, de regulação e governamentais por 18 anos. Oracio é nativo da Califórnia e é graduado pela San Diego State University em Negócios Internacionais. Oracio é fluente em Espanhol e conversa em Italiano.


foto_ph-possas

PAULO HENRIQUE POSSAS – SAC

Atual Diretor de Gestão Aeroportuária da SAC/PR, Secretário-executivo da CONAERO e Membro do Conselho de Administração da INFRAERO, formado em engenharia elétrica pela PUC com MBA em gestão por processos pela ESPM, Gestão da Aviação Civil pela UNB e mestre em Gestão da Inovação pela UFRGS. Atuou também em cargos importantes na Varig e ANAC.


cv-e-foto_-pedro-rodrigo-scorza

PEDRO RODRIGO SCORZA – GOL

É capitão na GOL Linhas Aéreas e responsável por dar suporte ao GOL C-Level em projetos de longo prazo como combustíveis renováveis e sustentabilidade, ele também atua como Diretor de Controle de Operações, Diretor de Operações e Diretor de Operações Técnicas. Desde 2015 é Diretor de Renováveis para a Aviação na Ubrabio (União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene). O executivo começou sua carreira na GOL em 2016. É graduado em Administração pela PUC-RS e possui mestrado em Gestão pela UFRS.


foto_peter-cerda

PETER CERDA – IATA

É o Vice-Presidente Regional das Américas na IATA, associação cujas 260 companhias aéreas membras transportam mais de 84% de todo o tráfego aéreo. Peter lidera um time multinacional de profissionais que buscam pró-ativamente as prioridades industriais da IATA com autoridades do governo e stakeholders da indústria para tornar o transporte aéreo mais seguro, eficiente e lucrativo. Peter possui vasta experiência, adquirida ao lngo de uma carreira de sucesso na aviação. Recentemente, ele serviu como Diretor Regional de Segurança de Operações e Infraestrutura nas Américas e Atlântico até 20163. Fluente em Inglês e Espanhol, Peter nasceu na Espanha e possui mestrado em Gestão Aeronáutica e de Aviação pela Embry Riddle University e bacharelado em Administração de negócios na Florida International University.


foto_philippe-merlo 

PHILIPPE MERLO– EUROCONTROL

Assumiu a posição de Diretor de ATM na EUROCONTROL em 2014 e é responsável pela Diretoria de Controle de Tráfego Aéreo, e coordenação ATM civil e militar. Nesta atividade ele lidera e coordena o desenvolvimento de ATM para atingir os objetivos do Single European Sky e esquema de performance. Passou toda sua carreira em ATM, tendo trabalhado para o DGAC (Diretoria Geral de Aviação Civil) Francês desde sua graduação em Engenharia da Aviação Civil na “Ecole Nationale de l’Aviation Civile” em Toulouse. Iniciou a carreira como engenheiro de teste de voo, com responsabilidades de gerência aumentando a cada cargo, incluindo 4 anos de experiência como Gerente de ATC em Bordeaux. Em 2010, se tornou CEO da DNSA, o Provedor Francês de Serviços de Navegação Aérea.


rafael-alonso

RAFAEL ALONSO – AIRBUS

Rafael Alonso foi nomeado presidente da Airbus para América Latina e Caribe, uma nova posição na empresa, em fevereiro de 2014. Com mais de três décadas na aviação, Alonso é responsável por todas as atividades comerciais e relações com cliente em mais de 40 países e esteve diretamente envolvido na venda de mais de 1 mil aeronaves.


“renato_salomone”

RENATO SALOMONE – LATAM EQUITY ITAÚ BBA

Renato Salomone é estrategista de ações e responsável pela cobertura do setor de Airlines & Aerospace no Itaú BBA. Ele graduou-se com honras pela University of Texas McCombs School of Business, e foi eleito em 2016 um dos três principais analistas de transportes na América Latina pela Institutional Investor, além de reconhecido como o melhor analista de ações da América Latina pela Thomson Reuters.


ricardo_rocha

RENATO ROCHA – ERICSSON ECB

Renato Rocha lidera globalmente a prática de Monetização para Aviação da Ericsson atuando em diversos segmentos como aeroportos, companhias aéreas, logística, serviços financeiros, mídia e telecomunicações. Com mais de 20 anos de experiência em software, ocupou cargos de liderança nos Estados Unidos e Brasil em empresas como a Dassault Systèmes, Lucent Technologies, CSG Systems e MetraTech Corp. Especificamente no segmento de Billing & Settlements, liderou equipes que implantaram sistemas em diversas empresas Fortune 500 nas Américas, Caribe e Europa, participando das várias mudanças na regulamentação, tecnologia e modelos de negócios e respectivos impactos na monetização de produtos e serviços.
Renato é Mestre em Ciências de Computação pela Brown University, nos Estados Unidos, e Bacharel em Engenharia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com extensão em Sistemas pela PUC-Rio de Janeiro, e e-Commerce pela Harvard University, Massachusetts.


foto_ricardo-bernardi 

RICARDO BERNARDI – BERNARDI & SCHNAPP ADVOGADOS

Ricardo Bernardi é sócio fundador de Bernardi & Schnapp Advogados que, com mais de 24 anos de experiência em direito aeronáutico, tem prestado assistência a grandes empresas aéreas internacionais operando no Brasil, seguradoras aeronáuticas, fabricantes de aeronaves, operadores aeroportuários, empresas de financiamento e leasing de aeronaves, bem como financiadores e credores internacionais em diversas transações envolvendo jatos e helicópteros comerciais.


foto_ricardo-catanant 

RICARDO CATANANT – ANAC

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É servidor de carreira do primeiro concurso público da ANAC (2007), como Especialista em Regulação da Aviação Civil. Foi assessor jurídico na Infraero, assessor de Ministro (STJ) além de ser Gerente-Geral de Outorgas de Serviços Aéreos, Gerente de Normas e Projetos e Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos na ANAC. É membro do Painel de Regulação do Transporte Aéreo da OACI e Membro da Comissão do Senado Federal de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica.


(MLV Video without INFO blocks)

 

RICARDO MIGUEL – ABESATA

Formado em Ciências Aeronáuticas pela AFA e Ciências Jurídicas pela Universidade Octávio Bastos; mestre em Aeroportos e Transporte Aéreo pela Universidade de Brasília e em Segurança de Voo pela ECEMAR. Exerceu a função de Chefe-Executivo do SERAC-2 e Gerente-Técnico da ANAC. Possui licença de PLA. É professor universitário e Presidente da ABESATA.


ricardo_rocha

RICARDO ROCHA – SAC

Diretor de Política de Serviços Aéreos da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1998, com atuação no transporte aéreo desde 2003; graduado em Economia e Biologia pela Universidade de Brasília.


“ricardo_bezerra”

Ricardo Sérgio Maia Bezerra – ANAC

Ricardo Sérgio Maia Bezerra é graduado em Direito e em Administração de Empresas e possui Pós-Graduação em Gestão da Aviação Civil pela UnB. Em sua carreira, atuou como consultor Jurídico da FGV, foi assessor da Procuradoria Jurídica e da Superintendência de Segurança Aeroportuária da Infraero, além de Assessor da Diretoria da CONAB. Atualmente é Diretor da ANAC.


“robert_ruiz”

ROBERT RUIZ – FAA

O Sr. Robert Ruiz é Gerente da Divisão de Programas e Política Internacional (AFS-50) no Flight Standards Service da FAA.
Sr. Ruiz, que tem um MBA da Embry Riddle Aeronautical University e é graduado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Maryland, também foi Vice-Gerente na Divisão de Tecnologias e Procedimentos de Vôo.


foto_roberto-a-p-gomes

ROBERTO A.P. GOMES – DNATA

Profissional multidisciplinar em empresas aéreas com experiência comprovada no Brasil e no exterior. Nos últimos anos atuando com um foco específico e especial nas certificações IOSA e ISAGO, implementação de políticas de segurança, procedimentos e controles, bem como a satisfação do cliente em serviços e na melhoria contínua da qualidade.


ROGÉRIO COIMBRA – MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

É servidor, especialista em política e gestão governamental. É formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Aviação Civil ambos pela Universidade de Brasília. Desde 2004 trabalha em órgãos do governo responsáveis pela regulamentação da aviação civil. Além disso, é membro do Painel de Regulamentação de Transporte Aéreo da ICAO (International Civil Aviation Organization). Atualmente, o Dr. Rogério Coimbra é Secretário de Política Regulatória do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.


foto_ron-reed” width=

RON REED – SITA

Na SITA há 17 anos, Ron Reed atualmente é Diretor de Portfólio de Inteligência de Negócios, onde é responsável por liderar a equipe de gerenciamento de produto. Começou sua carreira na aviação com a Lockheed Martin Aeronautical Company e também trabalhou para a Delta Air Lines. Ron possui um MBA em Finanças e diversas certificações profissionais e associações, como o AMPAP.


“Ronald_Schaefer”

RONALD SCHAEFER – IATA

Ronald Schaefer é Diretor Assistente de Operações de Carga / Terreno e Consultor da CEIV, bem como responsável pelo Programa CEIV Pharma da IATA. Antes de ingressar na IATA, o Sr. Schaefer acumulou vasta experiência no campo do transporte aéreo como consultor da Lufthansa Consulting GmbH, da Roland Berger Strategy Consultants GmbH e da Ferrostaal México.


 

SÉRGIO MARTINS – SAAB GROUP

Sergio Martins é graduado em Engenharia, com MBA em Marketing, Administração e Comércio Exterior. Sergio iniciou sua carreira como Controlador de Tráfego Aéreo. Posteriormente, trabalhou como Despachante Operacional de Voo e Engenheiro de Operações até ingressar no mundo dos negócios, trabalhando em diversas empresas multinacionais do setor de transporte aéreo. Ao final de 2014, Sergio assumiu a responsabilidade pelos negócios da Saab, na área de Gestão de Tráfego Aéreo na América Latina.


“sergio_quito”

SÉRGIO QUITO – GOL

Sérgio Quito é Vice-Presidente de Operações da GOL, responsável pelas áreas de Operações, Manutenção, Aeroportos, CCO e Segurança Operacional. Formado em Relações Internacionais pela PUC-SP, o Cmte. Quito possui mais de 40 anos de experiência no setor aéreo, sendo Agente de Segurança Operacional, formado pelo CENIPA, e exercendo a função de vice-chairman no comitê de operações e segurança da IATA.


THIAGO MEIRELLES – SAC

Graduado em Administração, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e extensão em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária – Aeroportos Regionais, pelo ITA. Profissional com experiência de 12 anos na área de aviação civil no Governo Federal e servidor de carreira da ANAC. Ocupou o cargo de Coordenador Geral de Convênios no Departamento de Gestão do PROFAA da SAC/PR e de Assessor Técnico na Secretaria-Executiva da SAC/PR. Trabalhou na coordenação do planejamento do setor aéreo para os Jogos Rio 2016, na função de Coordenador do Comitê Técnico de Operações Especiais – CTOE da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias – CONAERO, e exerce o cargo de Coordenador Geral no Departamento de Gestão Aeroportuária da SAC/MTPAC.


foto_victoria-wassmer

VICTORIA WASSMER – FAA

Victoria Wassmer é a Administradora Adjunta da FAA, onde é responsável por garantir o funcionamento seguro e eficiente do maior e mais complexo sistema aeroespacial do mundo. Ela tem um Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Harvard e Bacharel em Ciência Política da Bryn Mawr College, além de mais de 20 anos de experiência no estabelecimento e liderança de importantes organizações e programas.


“yannick_beunardeau”

YANNICK BEUNARDEAU – AMADEUS

Yannick Beunardeau foi nomeado Chefe Global de Vendas e Marketing para a unidade de TI da Amadeus em 2007. Desde então, ele dirige a comercialização de uma nova geração de soluções de TI para aeroportos, operadores de terra e companhias aéreas. Ele tem mestrado em Engenharia Aeronáutica pela Ecole Nationale de Mécanique et d’Aérotechnique e um mestrado em Aerodinâmica e Mecânica de Vôos.